Clínicas Odontológicas
Segurança Contra Incêndio e Pânico em Clínicas Odontológicas
Sobre
Odontologia (português brasileiro) ou medicina dentária (português europeu) é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista ou Odontólogo ou Odontologista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil; em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correcta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/)
Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
Grupo: H
Ocupação/uso: Serviço de Saúde e Institucional
Descrição: Atividade odontológica
Divisão: H-6
Carga de incêndio (qfi): 200 MJ/m2
PSCIP
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.
AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou como é dito popularmente, "Alvará dos Bombeiros", "laudo AVCB", "licença do bombeiro para empresa" e outros. É o certificado que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, estabelecendo um período de revalidação.
CLCB
O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o certificado que a edificação possui as condições mínimas de Segurança Contra Incêndio e Pânico previstas em Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e normas Associação Brasileira de Normas Técnicasda (ABNT).
Levi das Chagas Barroso Filho, Engenheiro.
CREA/MG: 238.647-D
Esta página foi editada pela última vez em 01 de junho de 2024.
Exemplo de um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP)
&
Liberação do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB)
Documentação completa em CAD (.dwg) para que você mesmo desenvolva seus projetos
CARACTERÍSTICAS
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
35.12-3-00 - Transmissão de energia elétrica
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
35.11-5-02 - Atividades de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica
42.21-9-02 - Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
42.21-9-03 - Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica
52.11-7-99 - Depósitos de mercadorias para terceiros, exceto armazéns gerais e guarda-móveis
71.12-0-00 - Serviços de engenharia
DADOS APROVAÇÃO CORPO DE BOMBEIROS
MEDIDAS PREVENTIVAS
DOCUMENTAÇÃO COMPLETA
CAD (.dwg)
PDF (.pdf)
PARECER TÉCNICO 0503@-1/2019
SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
Considerações
Trata-se de esclarecimentos sobre um pequeno centro comercial (consultório odontológico, academia, sorveteria e lojas de roupas) no bairro Castelo da cidade de Belo Horizonte / MG, que recebeu uma advertência escrita após uma vistoria de fiscalização do Corpo de Bombeiros em 24 de abril de 2019.
Figura - Advertência escrita após uma vistoria de fiscalização do Corpo de Bombeiros
Fonte: Chagas Barroso Projetos (2019).
Ocorrência
Sobre a ocorrência: Trata-se de uma fiscalização comum do Corpo de Bombeiros. Conforme "Art. 1º da Lei estadual 14.130 de 19/12/2001, todas os edifícios ou espaços comerciais, industriais ou de prestação de serviços e os prédios de apartamentos residenciais (condomínio)". Atentando para verificação do enquadramento no Certificado de Licenciamento Provisório ou isenção por meio da Declaração de Dispensa de Licenciamento, que é realizado pela internet no site da JUCEMG.
A ausência do PSCIP e AVCB, significa que a edificação está em desobediência e vulnerável a incidentes, que poderão resultar em danos a vida e patrimônio, além de estar passível de advertências, multas e até interdição para regularização.
Prazo
Sobre a prorrogação de prazo: Inicialmente é possível resolver antes de 60(sessenta) dia. Na impossibilidade técnica do cumprimento dos prazos para sanar as irregularidades, o responsável técnico, proprietário ou representante legal poderão requerer à autoridade prevista, mediante petição fundamentada, a prorrogação de prazo para adequação da edificação.
Somente serão aceitas solicitações de prorrogação de prazos para correção de irregularidades quando houver justificado motivo e cronograma de execução.
A critério do CBMMG, o prazo a que se refere este artigo poderá sofrer nova prorrogação, mediante petição fundamentada do interessado.
Custo
Sobre o orçamento: A princípio a edificação se enquadra no Projeto Técnico Simplificado (PTS), para a regularização e emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), serão necessárias 4(quatro) etapas:
1ª Etapa - Pesquisa sobre a regularidade da edificação junto ao arquivo físico do Corpo de Bombeiros
Descrição: Está etapa tem como finalidade a elaboração e uma petição e posterior protocolo para consulta ao arquivo físico da unidade do Corpo de Bombeiros responsável, sobre a possível existência de AVCB, projetos, documentos, taxas e outros.
2ª Etapa - Elaboração do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP)
Descrição: Está etapa tem como finalidade, o cadastramento da arquitetura da edificação, apontamentos de irregularidades (escadas, rampas, guarda-corpo, instalações elétricas e outros...), e a indicação dos equipamentos contra incêndio necessários conforme legislação vigente do Corpo de Bombeiros (Extintores, luminárias, placas de saída e outros...).
3ª Etapa – Compra e instalação dos equipamentos de prevenção a incêndio e pânico
Descrição: Está etapa tem como finalidade, a compra e instalação dos equipamentos indicados em projeto.
4ª Etapa – Solicitação da Vistoria do Corpo de Bombeiros para emissão do AVCB
Descrição: Está etapa tem como finalidade, a solicitação da presença dos Militares Bombeiros, que fiscalização a edificação para certificação que a mesma está em conformidade com o projeto elaborado seguindo a legislação vigente.
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO - CREA: 238.647
ENGENHEIRO RESPONSÁVEL TÉCNICO
Belo Horizonte, 03 de maio de 2019
Essa informação foi útil?
Siga nossa página no facebook!
Levi das Chagas Barroso Filho, Engenheiro
CREA/MG: 238.647-D
E-mail: contato@chagasbarroso.com.br
Telefones:
031 3018-7001
Certificações
CREA-MG BOMBEIRO-MG IMEC-MG
© Todos os direitos reservados
2009 - 2025