Terminal de Cargas
Segurança Contra Incêndio e Pânico
Terminal de Carga é uma estrutura de convergência e direcionamento dos fluxos de carga que visam atender o mercado doméstico e o internacional. Nesses espaços as cargas são manuseadas e reorganizadas ao longo do processo de transporte. As características de cada um desses elementos variam conforme os modais e os tipos de carga atendidos.
Essencialmente, os terminais exercem funções relacionadas à conectividade e à interação entre modos de transporte com diferentes características, capacidades e frequências. Neles, se processam a carga e descarga das mercadorias, o transbordo, a armazenagem, os serviços de desembaraço aduaneiro etc. Entretanto, não obstante as suas funções principais, nessas estruturas tem-se desenvolvido, nas últimas décadas, uma série de atividades adicionais, por exemplo, aquelas de agregação de valor aos produtos: controle e rastreamento de estoques, certificação da carga, montagem, embalagem e rotulagem, entre outros.
(Fonte: https://www.fazcomex.com.br/comex/terminal-de-cargas-o-que-e/)
Classificação
Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
Grupo: J
Ocupação/uso: Depósito
Descrição: Terminal de cargas
Divisão: J-1 / J-2 / J-3 / J-4
Carga de incêndio (qfi): Variável conforme material armazenado
PSCIP
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.
AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou como é dito popularmente, "Alvará dos Bombeiros", "laudo AVCB", "licença do bombeiro para empresa" e outros. É o certificado que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, estabelecendo um período de revalidação.
CLCB
O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o certificado que a edificação possui as condições mínimas de Segurança Contra Incêndio e Pânico previstas em Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e normas Associação Brasileira de Normas Técnicasda (ABNT).
Caso 2022_0524-1
🧯 Atualização (modificação) e aprovação do Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) para fins de obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
🏤 O terminal de cargas localizado em um aeroporto na cidade de Confins/MG, já possuía um Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) datado de 15/03/2021, e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), datado de 23/03/2021, válido até 23/03/2026, porém, houve a necessidade de acréscimo de novas áreas, mudanças de leiaute e medidas de segurança, cabendo então o procedimento de modificação de PSCIP, conforme previsto no item 5.3 da IT 01 9ª ed., CBMMG.
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO, ENGENHEIRO
CREA/MG: 238.647-D
Belo Horizonte, 28 de novembro de 2022.
Essa informação foi útil?
Siga nossa página no facebook!