Museus
Segurança Contra Incêndio e Pânico
Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade". Os museus tiveram origem no hábito humano do colecionismo, que nasceu junto com a própria humanidade. Desde a Antiguidade remota, o homem por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo. Milhares de anos atrás já se faziam registros sobre instituições vagamente semelhantes ao museu moderno funcionando. Entretanto, somente no século XVII se consolidou o museu mais ou menos como atualmente o conhecemos. Depois de outras mudanças e aperfeiçoamentos, hoje os museus, que já abarcam um vasto espectro de campos de interesse, se dirigem para uma crescente profissionalização e qualificação de suas atividades, e se caracterizam pela multiplicidade de tarefas e capacidades que lhes atribuem os museólogos e pensadores, deixando de ser passivos acúmulos de objetos para assumirem um papel importante na interpretação da cultura e na educação do homem, no fortalecimento da cidadania e do respeito à diversidade cultural, e no incremento da qualidade de vida. Porém, muitos dos conceitos fundamentais que norteiam os museus contemporâneos ainda estão em debate e precisam de clarificação.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/)
Classificação
Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
Grupo: F
Ocupação/uso: Local de Reunião de Público
Divisão: F-1
Descrição: Local onde há objeto de valor inestimável
Validade do AVCB: 5(cinco) anos.
PSCIP
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.
AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou como é dito popularmente, "Alvará dos Bombeiros", "laudo AVCB", "licença do bombeiro para empresa" e outros. É o certificado que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, estabelecendo um período de revalidação.
CLCB
O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o certificado que a edificação possui as condições mínimas de Segurança Contra Incêndio e Pânico previstas em Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e normas Associação Brasileira de Normas Técnicasda (ABNT).
Levi das Chagas Barroso Filho, Engenheiro.
CREA/MG: 238.647-D
Esta página foi editada pela última vez em 08 de fevereiro de 2023.
DÚVIDA TÉCNICA
SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
INTERESSADO: 11 9 **** **45
ENDEREÇO: Governador Valadares / MG
Pergunta: "Com base nas suas considerações não teríamos nenhuma ação nesse momento junto ao CBMMG? Não precisaria fazer nenhum cadastro no INFOSCIP?"
Resposta: Tem como abrir um pré-cadastro no INFOSCIP, mas o Corpo de Bombeiros não fará nenhum tipo de conferência ou análise, só haverá movimentação quando a vistoria for solicitada.
Pergunta: "Quanto a dúvida sobre o isolamento de risco (E.4.4) o empreendimento será executado numa área dentro da praça ***, disponibilizada pela prefeitura de Governador Valares. Nesta praça há uma escola e quadras no qual não sabemos se estão caracterizadas como construções no mesmo lote."
Resposta: Neste caso, recomendo solicitar uma cópia do ITPU, se a área total for da praça inteira, recomendo consultar o setor de legalização de quem será o responsável legal pelo imóvel, e perguntar se a esta nova construção ficará no mesmo terreno da escola, ou se haverá um desmembramento do terreno para individualização.
Pela natureza da atividades que será instalada no local (centro de informações técnicas e posteriormente um museu), eu acredito que seja tudo da prefeitura, e neste caso, o projeto deverá ser único para toda a praça, e caso haja isolamento de risco entre as construções, será possível obter o AVCB parcial das construções isoladas entre si.
Inclusive, após consultar o endereço da escola no INFOSCIP, vejo que há um processo de regularização da escola em andamento,
Segue abaixo algumas considerações quanto a Carta Convite - Serviços recebida:
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO, ENGENHEIRO
CREA: 238.647
Belo Horizonte, 08 de fevereiro de 2023.
Essa informação foi útil?
Siga nossa página no facebook!