Instituto de Radioterapia
Segurança Contra Incêndio e Pânico em Clínicas Médicas
Radioterapia, ou radioncologia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante. A radioterapia utiliza a radiação ionizante no tratamento de tumores, principalmente os malignos e baseia-se na destruição do tumor pela absorção de energia da radiação. O princípio básico utilizado, maximiza o dano no tumor e minimiza o dano em tecidos vizinhos normais, o que se consegue irradiando o tumor de várias direções.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/)
Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
Grupo: H
Ocupação/uso: H-6
Descrição: Serviço de Saúde e Institucional
Validade do AVCB: 5(cinco) anos
PSCIP
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.
AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou como é dito popularmente, "Alvará dos Bombeiros", "laudo AVCB", "licença do bombeiro para empresa" e outros. É o certificado que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, estabelecendo um período de revalidação.
CLCB
O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o certificado que a edificação possui as condições mínimas de Segurança Contra Incêndio e Pânico previstas em Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e normas Associação Brasileira de Normas Técnicasda (ABNT).
PARECER TÉCNICO 0822-16:26/2019
SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
1. OBJETIVO
1.1. Esclarecimento sobre a regularização em de um intituto de radioterapia em Belo Horizonte / MG.
2. ANÁLISE
Pergunta: "Veja este projeto, esta construído no mesmo terreno do hospital ***, seria possivel aprovar no corpo de Bombeiros, separado do Hospital.
Eles estão precisando do AVCB, mas não estão conseguindo, pois o Hospital não consegui aprovar o Projeto, esta cheio de inconsistência , de acordo com as IT."
Resposta: 99% de certeza de não ser possível, para aprovar separado seria necessário comprovar a separação entre as edificações (isolamento de risco), fato aparentemente impossível, pois via Google Maps verifica-se que as construções estão bem próximas umas das outras, caracterizando um risco único.
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO - CREA: 238.647/D-MG
ENGENHEIRO RESPONSÁVEL TÉCNICO
Belo Horizonte, 22 de agosto de 2019
Essa informação foi útil?
Siga nossa página no facebook!