Farmácia Veterinária
Segurança Contra Incêndio e Pânico
A medicina veterinária (do latim mederi, "saber o melhor caminho, curar, tratar"; e veterinarius, " sendo “veterinário” de origem no latim. Na antiga Roma, os animais usados no exercito que ficavam muito velhos eram recolhidos para um local onde pudessem aproveitar e descansar. As pessoas que cuidavam destes animais eram chamados de Veterinarii, que era um derivado da palavra vetus, “velho, idoso”. Por conta disso a profissão de cuidar de animais passou a ser chamada deste jeito.) é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde.[3][4][5] Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças das demais espécies (domésticas e silvestres) e dos humanos num contexto médico. Sendo a área de atuação do profissional de saúde animal/pública formado em uma Faculdade de Medicina Veterinária.
A medicina veterinária é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. Busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos. Ocupa-se da saúde animal, prevenindo, diagnosticando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento - a ciência da medicina - e também competência na sua prática aplicada - a arte da medicina.
Tanto o papel do médico e o significado da palavra variam significativamente ao redor do mundo, mas como compreensão geral, a ética médica requer que médicos demonstrem consideração, compaixão e benevolência perante os seus pacientes animais.
O veterinário é capaz de tratar todos os animais, com pelos, escamas ou penas. Ele é então, por sua vez, o médico de uma vaca, uma galinha, um cachorro ou um elefante. Veterinário de uma cidade, campo ou zoológico, ele pode ter vários limites.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/)
Classificação
Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
Grupo: C
Ocupação/uso: Comercial
Divisão: C-2
Descrição: Comércio com média carga de incêndio
Validade do AVCB: 5(cinco) anos
PSCIP
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.
AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou como é dito popularmente, "Alvará dos Bombeiros", "laudo AVCB", "licença do bombeiro para empresa" e outros. É o certificado que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, estabelecendo um período de revalidação.
CLCB
O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o certificado que a edificação possui as condições mínimas de Segurança Contra Incêndio e Pânico previstas em Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e normas Associação Brasileira de Normas Técnicasda (ABNT).
Caso 0327/2021
Renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) por mais 5(cinco) anos, referente a uma Farmácia Veterinária localizada no bairro Santo Antônio em Belo Horizonte / MG, em obediência ao Art. 1º da Lei Estadual 14.130, de 19/12/2001.

AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO, ENGENHEIRO
CREA: 238.647
Belo Horizonte, 14 de maio de 2021.
PARECER TÉCNICO 2021_0327-2
SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
CONTRATANTE: *** - FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO LTDA
CNPJ: ***
ENDEREÇO: AVENIDA DO CONTORNO, *** - SANTO ANTÔNIO - BH / MG.
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
47.71-7-02 - Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
1. OBJETIVO
1.1. Verificação e inspeção do Sistema de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP), para que a edificação esteja apta a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
2. DADOS E INFORMAÇÕES
2.1. As características, atividades e ocupação da edificação correspondem com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros (C-2, comercial);
2.2. A área de construção da edificação está em conformidade com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros (414,40 m2);
2.3. Alguns equipamentos do sistema contra incêndio estavam AUSENTES E/OU DEFEITUOSOS, ver item 3 deste parecer técnico.
3. IRREGULARIDADES
3.1. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
3.1.1. RECEPÇÃO
3.1.1.1. A placa de orientação e rota de fuga TIPO S3 ESTAVA AUSENTE. Providenciar a compra e instalação conforme exemplo abaixo:
3.1.2. SAÍDA
3.1.2.1. A placa de orientação e rota de fuga TIPO S12 ESTAVA AUSENTE. Providenciar a compra e instalação conforme exemplo abaixo:
3.1.3. PRÓXIMO DO VESTIÁRIO
3.1.3.1. A placa de orientação e rota de fuga TIPO S10 ESTAVA AUSENTE. Providenciar a compra e instalação conforme exemplo abaixo:
3.1.4. PRÓXIMO DA COZINHA
3.1.4.1. A placa de identificação do extintor tipo E5 ESTAVA AUSENTE. Providenciar a compra e instalação conforme exemplo abaixo:
3.2. ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
3.2.1. RECEPÇÃO
3.2.1.1. A luminária de emergência ESTAVA COM DEFEITO. Providenciar substituição conforme indicado abaixo:
3.2.2. CORREDOR, PRÓXIMO DA SALA DE MATÉRIA PRIMA
3.2.2.1. A luminária de emergência ESTAVA COM DEFEITO. Providenciar substituição conforme indicado abaixo:
3.2.3. CORREDOR, PRÓXIMO DA SALA DE CONTROLE E QUALIDADE
3.2.3.1. A luminária de emergência ESTAVA COM DEFEITO. Providenciar substituição conforme indicado abaixo:
4. CONCLUSÃO
4.1. Para sequência da renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) o CONTRATANTE deverá providenciar as adequações, laudos e documentos citados neste parecer técnico;
4.2. A CONTRATADA emitirá uma lista de materiais e serviços, dos apontamentos deste parecer técnico;
4.3. A CONTRATADA fica a disposição para prestar qualquer esclarecimento do conteúdo entregue, de modo a subsidiar as adequações solicitadas. Permanecendo a disposição para atendimento de fornecedores, prestadores de serviços e outros interessados na compra, execução e adequação dos equipamentos contra incêndio.
Belo Horizonte, 29 de abril de 2021.
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO, ENGENHEIRO
CREA: 238.647
Belo Horizonte, 29 de abril de 2021.
Essa informação foi útil?
Siga nossa página no facebook!