Empresas de dedetização (controle de pragas)
O controle de pragas é a regulamentação ou manejo de uma espécie definida como uma praga, membro do reino animal que impacta adversamente nas atividades humanas. A resposta humana depende da importância do dano causado e vai desde a tolerância, passando pela dissuasão e manejo, até as tentativas de erradicar completamente a praga. As medidas de controle de pragas podem ser executadas como parte de uma estratégia integrada de manejo de pragas.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/)
Classificação
Classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
Grupo: D
Ocupação/uso: Serviço Profissional
Divisão: D-1
Descrição: Imunização e controle de pragas urbanas
Validade do AVCB: 5 (cinco) anos
PSCIP
O Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico, é composto pela documentação que contém informações sobre edificações ou áreas de risco e o respectivo projeto técnico contendo as medidas de segurança contra incêndio e pânico, que deve ser apresentada no CBMMG para avaliação em análise técnica.
AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, ou como é dito popularmente, "Alvará dos Bombeiros", "laudo AVCB", "licença do bombeiro para empresa" e outros. É o certificado que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação, estabelecendo um período de revalidação.
CLCB
O Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB) é o certificado que a edificação possui as condições mínimas de Segurança Contra Incêndio e Pânico previstas em Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e normas Associação Brasileira de Normas Técnicasda (ABNT).
PARECER TÉCNICO 2022_0614-2
SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO
CONTRATANTE: ***
ENDEREÇO: RUA *** - BELO HORIZONTE - MG
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
81.22-2-00 - Imunização e controle de pragas urbanas
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
81.29-0-00 - Atividades de limpeza não especificadas anteriormente
1. OBJETIVO
1.1. Verificação e inspeção do Sistema de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SSCIP), para fins de renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
2. DADOS E INFORMAÇÕES
2.1. A área de construção da edificação está em conformidade com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros (429,26 m2);
2.2. As características, atividades e ocupação da edificação correspondem com o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros (D-1, Serviço Profissional), com baixa carga de incêndio), porém, alguns equipamentos do sistema contra incêndio estavam AUSENTES E/OU DEFEITUOSOS, ver item 3 deste parecer técnico.
3. VERIFICAÇÕES E ADEQUAÇÕES
3.1. ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA
3.1.1. Uma luz de emergência do 3º andar NÃO FUNCIONOU NO TESTE, será necessária sua substituição. (Anexo A da NBR 10.898 da ABNT)
3.2. SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
3.2.1. Algumas placas de equipamentos e proibição estão AUSENTES, será necessário a COMPRA E INSTALAÇÃO. (Item 5.3 da IT 15, 1ª ed., CBMMG).
3.2.1.1. Sendo:
3.2.1.1.1. Uma placa tipo E5-EXTINTOR acima do abrigo do extintor próximo a central de gás (exatos 1,80m do piso).
3.2.1.1.2. Três placas tipo E5-EXTINTOR ao redor do pilar no 1º pavimento (exatos 1,80m do piso).
3.2.1.1.3. Uma placa tipo P1-CIGARRO e uma placa tipo A2-CHAMA na grade da central de gás.
3.3. CENTRAL DE GLP
3.3.1. O último Laudo de Estanqueidade (teste de vazamentos), foi emitido há MAIS DE 5(CINCO) ANOS, sendo assim, será necessário contratar um profissional para executá-lo. (Alínea “b” do item B.2.4.2 da IT 01, 9ª ed., CBMMG)
4. CONCLUSÃO
4.1. Para sequência da renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), deverá ser providenciado as adequações citadas neste parecer técnico;
4.2. A CONTRATADA fica à disposição para prestar qualquer esclarecimento do conteúdo entregue, de modo a subsidiar as adequações solicitadas. Permanecendo à disposição para atendimento de fornecedores, prestadores de serviços e outros interessados na compra, execução e adequação dos equipamentos contra incêndio.
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO, ENGENHEIRO
CREA/MG: 238.647-D
Belo Horizonte, 08 de julho de 2022.
Caso 2022_0614-1
🧯 Renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) por mais 5 (cinco) anos, referente a uma empresa de dedetização localizada no bairro Ipiranga em Belo Horizonte / MG, em obediência ao Art. 1º da Lei Estadual 14.130, de 19/12/2001.
AUTOR: LEVI DAS CHAGAS BARROSO FILHO, ENGENHEIRO
CREA/MG: 238.647-D
Belo Horizonte, 27 de julho de 2022.
Essa informação foi útil?
Siga nossa página no facebook!